quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

AQUELAS MÃES POSTIÇAS

Tenho uma família que não é perfeita, mas isso pouco importa. Nunca invejei a família de ninguém porque tenho um amor tão grande por aquela que me recebeu a ponto de nunca pensar em outra. Nunca mesmo. 

Mas a vida... A vida tem dessas coisas. Dia 2 de fevereiro. Dia de Yemanjá. Algumas pessoas dizem que trago a Rainha do Mar como uma das entidades que me regem. Verdade ou não, o fato é que o dia 2 de fevereiro tem um significado profundo na minha vida. Desses significados que deixam essa marca indelével.

Quando eu tinha uns 13 anos, morava numa cidade no estado de Goiás, estava numa fase típica de adolescente problemático e incapaz de lidar com a própria sexualidade. Uns se afogam em livros, outros nos games, alguns como eu vão para a Igreja. Eu vivia no meio de frades, em aulas de catequese, coroinhas e todos esses grupos que alguém já deve ter participado. 

Conheci numa dessas a Marlene. Marlene representava pra mim uma mistura de Rainha da Sucata com Viúva Porcina. Tinha uma vibração e uma alegria que contagiava, ao mesmo tempo uma franqueza que eu conheci em poucas pessoas e que me conquistaram de cara. Sempre preferi os francos aos educados. Tivemos uma relação de amizade tão forte que todos sentiam ciúmes. Marlene tinha naquela época 33 anos, eu 13. E fazia aniversário no dia 2 de fevereiro. Admirava sua garra, sua capacidade de vencer, de passar por cima dos problemas como quem enfrenta dragões. Marlene faleceu em 2006. Tinha um problema no coração e não resistiu a uma cirurgia. Logo ela que tinha um coração tão grande.

Anos se passaram. Quando soube da morte da madrinha Marlene já morava no Rio há três meses. Nos falamos pela última vez uns 3 anos antes. Percebi o quanto deixamos o tempo passar por nós sem nos abalar, sem perceber.

Neste mesmo ano, dois meses depois conheci D. Sônia, mãe de todos que a conheciam. Cozinheira de mão cheia lá do Mato Grosso do Sul. Essa também. Mulher forte, vibrante, com aquela mesma capacidade de te falar as maiores verdades e os mais impropérios na cara. Nos adotamos. E aqui no Rio, sozinho, longe da minha família, me tornei filho. Encontrei uma família que ninguém tinha. Enquanto meus pais estavam lá longe era com Sônia (ou Mammy) que eu encontrava alento e cuidado. Aos 26 anos jamais imaginei que seria tratado do mesmo jeito que minha mãe me tratava desde sempre. 

Sônia fazia aniversário em 3 de fevereiro, não era 2, mas era perto. Faleceu em 19 de novembro de 2008 após aproveitar muito a vida. Acho que poucas vezes chorei tanto como naquele dia.

E nessas horas eu penso como é bom ter minha mãe, meu pai. Como é bom não estar sozinho no mundo. E como o tempo passa rápido e insensível por nós. 

E se Yemanjá é mesmo minha mãe espiritual, deve haver algum sentido em ter colocado duas mulheres tão parecidas de dias tão próximos na minha vida. Obrigado.

Texto que escrevi após o sepultamento de Sônia aqui.

5 comentários:

  1. Jean! Sua narrativa é tão gostosa de se ler. Você tem um ritmo próprio... é o que mais admiro nos textos que leio: ritmo.
    E sobre as mães postiças, nada é por acaso, não é mesmo? Há um significado para essas duas pessoas terem nascido dia 2 de Fevereiro, de ser um dia especial e elas terem feito parte da sua vida como mães.
    Lindo, lindo seu post. Lindo você. (:
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impressionada como foi bonita a história e concordo com Gu Paiva, nada é por acaso, não existem coincidências e sim destino, cada um tem o seu e essa hsitória é linda como vc. linda como sua maneira de descreve-la. Parabéns querido. Muitas saudades docê...rs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado meninos. É sempre muito bom receber críticas, ainda mais quando são tão doces.
    Beijos e um final de semana lindo pra vcs.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por essa homenagem tao linda para nossa mae! Nunca tive problemas em dividi-la com todos, porque ela era tao grande, que sempre soube que era para ser dividida.

    ResponderExcluir
  5. Oii.. tive o prazer de acessar o seu blog hj,que conheci através do blog VALE TUDO .. os dois são otimos parabénss!!! quanto as suas mães pode ter certeza que elas estão ligadas espiritualmente há um laço muito grande entre vcs, que certamente u dia será esclarecido nda nessa vida é por acaso.... bjss

    ResponderExcluir